Sintonizando com Famílias

Junte-se ao Alé para uma jornada de aprendizado sobre como desenvolver
um relacionamento saudável com as crianças em tempos de desafio!

4 chamadas ao vivo:
sábado, 16, 23, 30 de maio
06 de Junho

9 am – Horário de Brasília (GMT -3)
cada chamada terá 2 horas

Reprise da nossa primeira aula:

A parentalidade é um desafio e os pais agora estão sob a influência de muita pressão e dúvida, pessoal, com seus filhos e um futuro de incertezas. Todas as nossas vidas mudaram muito rapidamente e em questão de semanas, nossos mundos se tornaram menores, com movimentos e saídas limitados. Não temos nossos analgésicos normais disponíveis e estamos em locais apertados, uma verdadeira panela de pressão com tristeza e perda ao nosso redor.

A vida de nossos filhos também mudou rapidamente. As crianças não são adultos. Eles processam experiências e informações de maneira diferente da nossa e muitas vezes conflituosas com os nossos estados emocionais e compromissos. Para servi-los melhor, precisamos ver o mundo através de seus olhos. 

Juntos Podemos:

  • Aprender a olhar além dos diagnósticos e rótulos estereotipados para ver o que a linguagem corporal está nos dizendo.
  • Ajudá-los a gerenciar e integrar suas emoções para que se sintam seguros e apoiados em casa.
  • Podemos nos libertar de culpa e responsabilidade desnecessárias e buscar compreensão fundamental da resiliência emocional através de uma perspectiva somática e do desenvolvimento, que nos permite ter uma imagem maior do todo.
  • Podemos aprender a ler os sinais de nossos filhos, para que não tenhamos que esperar até o colapso total para apoiá-los.
  • Podemos aprender um novo idioma que nos oferece mais opções, em como vemos e interagimos com o comportamento de nossos filhos.
  • Podemos ajudá-los a desenvolver autonomia tendo os desafios diários como uma arena de aprendizados para sua vida futura.

O Que vamos aprender:

  • Fazer uma leitura do que está realmente acontecendo com as crianças no momento e assim poder tomar melhores decisões para que você tenha mais controle e orientação sobre a situação
  • Como estabelecer e comunicar os melhores limites para seu filho e sua família
  • Soluções para ajudar seu filho a lidar com o isolamento e a solidão
  • Maneiras seguras de conter suas crianças quando a energia deles estiver muito alta
  • Como garantir que seus filhos não roubem o seu equilíbrio emocional
  • Estratégias para evitar conflitos desnecessários entre você e seus filhos ou entre irmãos
  • Como interpretar o estado emocional do seu filho através do seu corpo e movimento 

 

O que você leva de sustentável e que pode te acompanhar por muito tempo?

 

  • Nestes 5 encontros de 2 horas vamos observar e explorar as dinâmicas de comportamentos das crianças nas suas interações com outras pessoas, objetos e consigo próprio através de um mapa simples e sem julgamentos.
  • Aulas com dinâmicas e casos didaticamente elaborados para podermos refletir sobre as causas e efeitos das nossas decisões e escolhas no dia a dia.
  • Oferecer exercícios e atividades que reforcem entendimento sobre as intenções de seus filhos de forma simples e casual.
  • Desenvolver uma bússola interna para que você possa se orientar e agir de forma apropriada de acordo com o momento e contexto. 

 

O que é necessário para estas aulas:

  • Ter a consciências de que você é parte da solução e do problema da criança.
  • Estar presente com a atuação e reflexão. 
  • Rever os vídeos para aprofundar e ter uma melhor assimilação do conteúdo.
  • Praticar um pouco a cada dia, nas reflexões pessoais e no contato com as crianças.

 

Temas abordados em cada módulo:

  1. Introdução do mapa dos ciclos saudáveis das emoções (Introdução grátis)
  2. A base da transformação, base da resolução de conflitos e a escuta das crianças
  3. Os caminhos da construção saudável das crianças e pais 
  4. Incluindo a desconstrução como forma de crescimento
  5. Fluindo nas trocas e relacionamentos.

Durante as aulas vamos explorar os conceitos dos ciclos através de imagens, exemplos de casos e histórias, também reservaremos um tempo para perguntas e respostas sobre as suas dúvidas nas dinâmicas com suas crianças.

Registro:

Perguntas mais frequentes

Caramba, isso não é muito em tão pouco tempo?

Também acho!! Aqui o meu racional pra fazer uma oferta tão abrangente e profunda. Quero passar um pouco do todo para poder desenvolver junto com você a ideia e a prática do ciclo-saudável das emoções e poder entender como este fenômeno natural acontece e está presente a todo instante. Isso vai nos ajudar a dar um passo para trás e observar a criança desenvolver e se expressar, ou um passo para frente quando esta criança precisar de uma mão e apoio nos seus planos e dificuldades. Ter uma ideia básica do todo e de como o ciclo se desenrola vai dar a possibilidade de observar muitos ciclos na vida da sua criança. Este trabalho é infinito!

Este é um método com fórmulas e receitas de como devo cuidar da minha criança?

Não seria honesto eu dizer o que é bom ou ruim para sua família. Eu também tenho muitos pontos cegos e sei que faço parte tanto do problema quanto da solução. O que me inspira e me surpreende é testemunhar a capacidade da criança em descobrir o mundo e como as nossas expectativas como adultos podem pressionar ou alavancar o desenvolvimento delas de forma muito rápida e eficiente. O difícil desta prática é achar o ponto certo de atuação. Isso leva um pouco mais de tempo.

Quais os benefícios desta abordagem?

Estes mapas têm a função de nos ajudar dar mais sentido ao momento em que a criança interage e dar mais qualidade nas tomadas de decisão durante as interações com as crianças. Não fazemos diagnósticos clínicos ou rotulamos seu problema. A nossa intenção é de ajudá-lo a trazer a criança de volta a um contínuo natural e orgânico e apontar momentos e situações para que ambos possam alinhar as expectativas e intenções em casa. Entender melhor o um, o outro e a si próprio.

Este trabalho é um trabalho clínico de cura?

Nosso foco é no desenvolvimento e não na sessão clínica ou de cura. Nós criamos um ambiente e um conteúdo para ajudar os adultos a observar como a criança se expressa e se comunica com o mundo. Em poucas palavras, como ela desenvolve suas ações naquilo que faz. Nós acreditamos que quando o adulto e outras crianças conseguem entender a base das intenções de suas ações e facilitar um espaço de troca mais fluida e equilibrada, a relação entre os dois floresce e desenvolve com mais paz e colaboração.

Tenho um filho adolescente. Este curso é só pra crianças?

É verdade que meu foco está mais as crianças de 4 a 12 anos, mas esta é uma base importante para entender e saber reconhecer umas camadas que estão sempre ativas nos momentos agudos dos adolescentes e nós adultos. Se a sua intenção é de buscar uma informação mais específica e detalhada sobre a adolescência, eu vou ficar te devendo, mas quem sabe organizo um outro curso mais pra frente. Ainda sem previsões.

Este curso é aberto para terapeutas e profissionais que trabalham com crianças?

Sim é aberto, mas não é profissionalizante. O foco é na relação do dia a dia entre o adulto e a criança. Em breve teremos o trabalho específico para terapeutas e professores. Em breve.

Alé Duarte

Alé Duarte é um educador Somático que viaja o mundo oferecendo treinamentos para profissionais que trabalham na área da psicologia, educação e terapia orientada para o corpo. Sua área de especialidade é a experiência do trauma nas crianças, bem como a capacidade inerente do corpo da criança se recuperar do impacto do trauma, através da consciência somática altamente sintonizado dentro da relação terapêutica.


Como parte da sua trajetória profissional, forneceu suporte logístico a profissionais em áreas de desastres naturais e em conflitos em muitos países, como o tsunami na Ásia em 2005, o furacão Katrina, em 2006, o terremoto na China em 2008 e tsunami no Japão em 2011, e os conflitos civis do Sri Lanka e Síria.


Sua colaboração dinâmica com várias agências, hospitais e outras instituições multidisciplinares reflete a dedicação pessoal de Alé para a partilha de uma abordagem centrada no corpo para a cura, auto-exploração e bem-estar para crianças, adultos e comunidades globais. Alé trabalha diretamente com as vítimas e sobreviventes e oferece treinamento e apoio logístico às equipes de crise.


Alé Duarte é certificado pelo programa de liderança do THNK School of Creative Leadership, da Meta Integral Academy, na Califórnia, Leadership Coaching pelo Hudson Institute of Santa Barbara,Somatic Experiencing®, Rolfing Structural Integration®, Rolfing Movement